FRANQUEZA

FRANQUEZA


"Todos poderão confiar em ti e sua sinceridade não terá limites"

     Franqueza (Candor) é uma das cinco facções no mundo de Divergente, e foi formada por aqueles que culparam a duplicidade e engano para falhas da natureza humana. Devido a isso são conhecidos por honestidade.
     Candor acreditam que a verdade é unidimensional e em preto-e-branco, de modo que é o que eles usam. Normalmente eles se vestem formalmente, com ternos e gravatas, sendo uniforme padrão com  mulheres vistas em saias longas.
    Os Candor são frequentemente rivais dos membros de Amizade, como “aqueles que buscam a paz irão sempre enganar para manter a água calma”. A verdade acima de tudo! Buscam a justiça.
FONTE:http://divergentebrasil.wordpress.com/candor/

ESCALAÇÃO 2015

Anderson Xavier, 2A 02
Igor Henrique Simões,2A 11
Pedro Henrique Reis, 2A 29
Taiane Calila, 2B 31
Marta Maria, 2B 22
Ricardo R. M. de Melo, 2.B  29
Eduardo Coelho, 2.B 34
Gabriel Sakai, 2D 08
Gabriel Dias, 2.B 13
Richard Oliveira, 2.B 30
Larissa Ap. dos Santos, 2C 21
Daniela Benevidês, 2B 03
Gabriel Campos, 2B 12
Aline Tito, 2D, 01
Matheus Jesus, 2C 27
Wesley Liandro, 2B 33
Luan Diego, 2D 
Juan Carlos, 2B

 ESCALAÇÃO 2014

Márcio Junior
Matheus Monteiro
Genivaldo de Jesus
Alex da Silva Rios
Larissa dos Santos
Beatriz P. S. Costa
Adrielly Érica
Jéssica Pereira
Thamires do Rocha
Jean Américo
Gabriela Andrade
Matheus Matos
Wellington Renan
Geovane Nogueira
Bianca Feitosa
Natália Francisca
Ingrid Cristina
Thaiane Alves
Mikaeli Serruia
Gabriela Lima
João Paulo Ferreira
João Victor

18

44 comentários:

  1. "Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade."
    Confúcio

    ResponderExcluir
  2. Certamente, na minha humilde opinião, esta é uma das melhores equipes. Está munida de bons jogadores, articulados, de boa oralidade, empenho...Mas, é também a facção mais pragmática ( e isto não é um elogio! ). Penso, francamente que o envolvimento afetivo e a sensibilidade ajudam a verdade ser melhor dita e a justiça a ser melhor executada ! Acredito no potencial de vocês!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da participação e organização de todas as facções, mas podemos sempre aprimorar mais. No próximo encontro discutam os pontos positivos e negativos e aprimorem cada vez mais os argumentos. Pesquisem as bases filosóficas relacionadas com a franqueza. Particularmente indico que pesquisem sobre o existencialismo. Na verdade não é uma corrente filosófica que fala diretamente da franqueza, mas utiliza do pressuposto que todas nossas ações possuem consequências. Não podemos sair por ai dizendo tudo que pensamos sem pensar no outro e nas consequências que isso pode acarretar. Fica a dica!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Michelle pelas contribuições!!!!
      Agradeço a Profª Noemi Biasci pelo o envolvimento e carinho especial com a Facção mais Franca, no ultimo encontro! Valeu!

      Excluir
  4. Que progresso!!! A facção aboliu as acusações e julgamentos ! E hoje munida de leis,verdades, disciplina, fez justiça: Arrebentaram!!!!! Argumentos diretos, propostas claras ( escrita e verbalmente), o comportamento da equipe que antes era de hostilidade, deu lugar ao respeito das diferenças. Somaram forças e praticaram o existencialismo ( dica da profª Michelle) e hoje, dada a sensatez e eficiência da equipe, digo ( agora, como elogio):
    Pragmáticos, sim!!! No melhor sentido da palavra!

    ResponderExcluir
  5. A mídia tem um grande poder de influência sobre as pessoas e pode garantir a reflexão delas se realizar uma campanha real contra o preconceito. A campanha originada nas redes sociais e promovida pela mídia #SOMOSTODOSMACACOS não tem o objetivo de causar a reflexão da população sobre o preconceito e sim divulgar um slogan que milhões de pessoas acharam engraçado e aderiram à campanha para obter lucros,
    Antes de chegar à mídia, uma campanha real precisa ser iniciada, A ideia é criar uma fan-page no Facebook com histórias e depoimentos através de status, fotos e vídeos que mostrem as consequências ruins que o preconceito trás. O título da campanha é #EUNAOTENHOESSEDIREITO, uma campanha individual que além de causar a reflexão, ter uma resposta. Cada um responderia a hash tag de acordo com seus atos, refletindo sobre o que não tem direito. Dessa maneira, a preocupação da campanha não é somente alcançar um grande número de pessoas mas o individual, para que cada um tenha consciência e reflexão sobre seus conceitos e atitudes, obtendo um resultado real de uma campanha.

    ResponderExcluir
  6. A mídia tem uma grade influência para nós pode ser elas boas e ruins, ela muda muito as atitudes e postura das pessoas que se deixam levar, mas para isso as pessoas tem que ter a mente aberta e conseguir enxergar o que realmente é necessário em nossas vidas! Em questão ao preconceito, temos que mostrar ao mundo o danos causados nas vítimas e que o preconceito não leva a nada! Na mídia, devemos criar campanhas para mostrar que independente da opção sexual, cor ou aparência somos todos iguais e devemos levar essa igualdade à frente...

    ResponderExcluir
  7. A mídia não garanti nada mas a mídia pode nos ajudar ter um processo de compreensão melhor em relação ao caso.
    A mídia na sua visão, complementando, é de que o ser humano não existe como um meio para uma finalidade, mas existem como fim em si mesmo, ou seja, todas pessoas tem como fim natural a realização de sua própria fidelidade, daí resultando que todas pessoas tenha dignidade de si próprio.
    O preconceito ja vem por parte da pessoa são as pessoas que falta desrespeito com outras e pode ser concluído como reflexão mais efetiva

    ResponderExcluir
  8. A mídia pode nos fazer pensar,mais não garantir nossa reflexão e como consequência não pode mudar a postura de alguém,sobre o assunto abordado,que no caso é o preconceito.
    Para temos atitudes de respeito e consciência temos que pensar no que é melhor para nós mesmo,pois da forma que tratados as pessoas é a forma que queremos ser tratados.se tratar-mostar alguém com indiferença,é porque queremos ser tratados com indiferença também. E com isso tudo que você faz,diz e pensa,é ao mesmo tempo afetado e afeta sua auto estima.
    JANAÍNA DE OLIVEIRA GONÇALVES 3°B

    ResponderExcluir
  9. A mídia com toda evolução de hoje , investe muito em marketing , assim acaba nos alienando e nas nossas cabeças tudo que ela passa temos que ter ou possuir e até mesmo ser como ela diz , e nos acaba deixando levar por obter coisas que a mídia diz ser bom .
    Assim dizendo mentiras para agradar a todos os olhos , devemos ter como prioridade a verdade e conceitos formados por princípios, não acreditar em tudo que vemos ou ouvimos pela mídia .

    ResponderExcluir
  10. Amanda dos Santos 3ºA27 de maio de 2014 às 09:59

    A mídia tem uma influência muito grande sobre a população,mas não sabe usar de forma correta , com essa campanha de #SOMOSTODOSMACACOS a televisão está se preocupando com o lucro , e não em mudar o pensamento das pessoas .

    ResponderExcluir
  11. A mídia com suas evoluções e concepções investe em alta , em planos de ,marketing , contudo forma-se sim uma influência para todos aqueles que estão vulneráveis , "Respeito é essência que não se deve perder , mas sim achar! " #TodosPorUmaEducação . Expandir o conhecimento , ter a verdade como principio. A forma do preconceito já existe dentro de nós , o ser humano por norma se da como "juiz" , sempre tentando achar uma justificativa para seus julgamentos . Mas nem tudo é preconceito as vezes e apenas uma verdade não bem aceita .

    ResponderExcluir
  12. É do conhecimento de todos que a mídia influência a sociedade , por meio de suas propagandas bem elaboradas distorcem a verdade dos fatos e alienam muitos . Porém , a mídia não pode Garantir que suas propagandas irão de fato mudar as atuais atitudes e pensamentos preconceituosos , como no caso dessa campanha "somos todos macacos" , que foi mais utilizada para fins financeiras do que morais de fato .
    Uma campanha que proponho juntamente com alguns colegas é a seguinte : Em loucos públicos usarmos o slogan " A verdade a flor da pele . O preconceito é pior com você mesmo ".
    A intenção será mostrar que nossa verdade , o que julgamos ser nem sempre é o que somos no intimo . Para tanto , faríamos um banner com a pergunta : Qual a sua verdade ? Permitiríamos que a pessoa expressa-se seus defeitos , qualidades e atitude , depois a levaríamos a um ambiente espelhado e perguntaríamos : Já que não mudaria , então por que criar barreiras preconceituosas ?
    O nosso objetivo é fazer com que as pessoas reflitam , assim as convidaria a comentar o que achou da campanha no nosso blog , onde encontraria mais informações .

    ResponderExcluir
  13. A mídia tem uma grande influência na sociedade , onde poderia utilizar sua influência para o bem como no caso do preconceito , mas sabemos que não aproveitam .
    Com essa campanha #SOMOSTODOSMACACOS não foi algo de boa utilidade . Percebo que essa campanha gerou lucro a mídia , e não passou uma conscientização ao público.Nas redes sociais não gerou o esperado de todos apoiando contra o preconceito racial , mas sim acharam engraçado a hash tag lançada pelo jogador Neymar .
    Juntamente com os meus colegas da facção da Franqueza no 3ºA , propomos uma campanha que é criar uma fan page onde todos fizesse postagens sobre o preconceito , contando histórias do que passaram ou já viram , comentários relatando acontecimentos e assim utilizaríamos a hash tag com o nome da campanha #EUNÃOTENHOESSEDIREITO: e uma resposta dizendo o que não temos direito . Assim fazendo uma reflexão com todos e individual , onde todos poderão compartilhar as histórias citadas com seus amigos e familiares , chegando a todas as pessoas para refletir que não é nosso direito praticar o preconceito .

    ResponderExcluir
  14. mídia hegemônica e corporativa, várias ações surgiram em nossa recente história para criar espaços de livre manifestação política, ideológica, cultural, popular, artística. O aumento do acesso à internet tem contribuído em alguma medida para potencializar a produção de conteudo midiatico e sua difusão .Os blogs, as redes e as mídiassociais, tem se consolidado como espaços para ajuda a manipular o publico existe dois tipos nele os articulados que possui um nivel de compriensao do mundo e forma a propria opinião e os manipulados aquele que opiniao é construida peloss outros neste casa a campanha teve o seu apelo mas nao teve transparencia

    ResponderExcluir
  15. "A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa"
    (George Orwell)
    A influência negativa na vida das pessoas é preocupante.
    A televisão atualmente vem sendo considerada por muitos, e principalmente pelos jovens, a "Biblia Sagrada"; salvo que a tv dita as regras, as tendências, os padrões de beleza, os ídolos a serem adorados e seguidos.. e o Brasil em si é um adorador dos Estados unidos, é mais um país alvo de manipulação pela internet, rede de televisão e etc..

    ResponderExcluir
  16. Não diria reflexão, mas sim uma manipulação nas pessoas . Hoje em dia muito se fala sobre preconceito, mas pouco se faz usando o real motivo. Tudo gira em torno de dinheiro e marketing, por mais que a ideia seja ótima para o momento que se passa no Brasil, a verdade sempre fica oculta.
    Temos que tratar esse assunto usando as fontes mais fortes e onde tem mais comunicação hoje em dia, a internet. A ideia seria os próprios jovens, passarem a sua visão sobre o tema 'preconceito', oque eles acham sobre, oque eles veem que pode ser mudado e principalmente oque eles sentem quando aprofundamos o assunto , homossexualismo, preconceito racial e preconceito cultural .

    ResponderExcluir
  17. A midia influência tambem nos padroes de beleza da sociedade, onde a maioria dos jovens a seguem porque se nao seguirem esses padroes nao " seriam aceitos pela sociedade recriminadora " ... sua vida pode estar sendo manipulada . Pense nisso!

    Natália F. Da Silva 2A

    ResponderExcluir
  18. A midia quer mostra ao publico que ao publico que sim ela aceita o homosexual,mais eles nos mostra de uma maneira ruim,julgando o "Gay" o "negro" entre outros,
    mas eles querem que nos publico veja que a midia aceita..
    Mais quando na verdade nao é bem isso q acontece,

    ResponderExcluir
  19. As vezes surge a ideia de que somos realmente macacos, como na campanha publicitária arquitetada pela agência de publicidade Loducca, em que usam a #somostodosmacacos. Alguns deram uma conotação evolutiva para a campanha, o que nos leva no mínimo a alguma reflexão.mas perdeu todo sentido quando foi manipulada pra vender camiseta isso só mostra que a midia ate influencia mas a verdade Prevalece e a etica é a melhor forma de mostra os problemas do mundo

    ResponderExcluir
  20. A mídia ela influência muito e boa parte da população, só que em relação ao preconceito não muito, pois se influenciasse tanto assim já teria mudado preconceitos através de outras campanhas através da mídia, porém eles lutam e falam pro preconceito acabar de uma forma não muito convincente e nem com tanta frequência, e não convence muito porque não fazem isso de coração e sim por "fama, por ibope," pra virar "modinha!" Deveriam pensar mais nos que sofrem, abranger esse tema e.levar a sério pois racismo e preconceito não é brincadeira pra ganhar "likes" e sim uma dor sentimental de quem é julgado pela.sua cor,raça,ou sexualidade!

    ResponderExcluir
  21. Entre o excesso de franqueza e o excesso de retraimento e timidez, confesso que prefiro sempre o excesso de franqueza. A falta ou medo da franqueza é a porta secreta para a dissimulação e a hipocrisia.

    Em uma sociedade a mídia tem um grande papel de influencia, mas ela não é capaz de GARANTIR uma reflexão e consequentemente uma mudança de postura. Ainda assim, acredito que se ouve-se uma campanha plausível contra o preconceito, e não como a provida pelas mídias, #SOMOSTODOS MACACOS que tem o objetivo de divulgar um slogan e promover e obter lucros, haveria-se uma grande reflexão.
    Em relação a campanha, a minha seria a mesma da Flávia Aquino, porque no casa nos fizemos juntas em sala.

    Júlia Martins 3ºB

    ResponderExcluir
  22. A midia em geral , sejam eles impressos, online, rádio ouTV, contribuem muito para a formação da opinião do leitor, ouvinte ou telespectador.no caso da campanha #somostodosmacacos foi ultilizado de forma nao etica com Interesse proprio isso nao tirou o foco da campanha mas faltou transparencia e menos oportunismo em relaçao #somostodosmacacos.

    ResponderExcluir
  23. A midia influencia a todos mas nao garante veracidade sobre o assunto essa campanha que começocom um apelo bonito se tornou uma campanha pra vender camiseta #somostodosmacacos será que foi ético

    ResponderExcluir
  24. A midia influencia muito as pessoas mais de forma errada pois eles procuram colocar na midia coisas que chamem a atenção mais que não tem necessidade de ter. A alguns meses atraz ocorreu na midia e em sites na internet sobre o racismo #SOMOSTODOSMACACOS a campanha foi boa mais muitos não apoiaram o racismo mais sim a forma engraçada de estar segurando uma banana. Precisamos por em mente que nem tudo precisa estar na midia mais precisa da populaçao agir a favor das nossas necessidades.

    ResponderExcluir
  25. A mídia tem uma grande influencia em questão de TODOS os preconceitos.
    Na mídias as pessoas bonitas são as loiras, magras, isso impõe na cabeça de muitas jovens que o ideal de beleza delas é esse, as garotas ficam doentes com regimes malucos que fazem para emagrecer por uma coisa que a mídia impôs e isso não é nada certo. A campanha de #SomosTodosMacacos mais parecia preconceito do que uma coisa para refletir, e não causou reflexão e sim muita brincadeira. Foi apenas mais uma jogada de marketing da mídia, nada alem.
    A ideia é fazer alguns videos e publicar por meio do Facebook e do YouTube, pois seria uma maneira mais fácil e rápida para alcançar o publico e dessa maneira criar a campanha para diminuir o preconceito

    ResponderExcluir
  26. A midia influencia mas nao muda o preconceito essa campanha #somostodosmacacos mostra que tem pessoas tira proveito da situaçao mas apesar falta de etica foi valida pra refletir sobre oque nos somos e oq faz diferente para muda isso

    ResponderExcluir
  27. A polemica #somostodosmacacos e muito valida e pertinente no que eu posso ver sobre isso.que a midia influencia mas vai do individuo saber e busca a sua verdade isso fez nós refletir sobre a etica eo preconceito foi valido e poderia ser conduzido de outra forma nao apenas campanha que visa dinheiro

    ResponderExcluir
  28. #somostodosmacacos a campanha e valida mas perdeu o sentido pq nao foi transparente e foco foi apenas a venda de uma camiseta nao preconceito

    ResponderExcluir
  29. A mídia tem a função de manipular as pessoas, seja ela de uma maneira efetiva ou não, obviamente ela foca no lucro que vai ganhar, na campanha que teve recentemente "#somostodosmacacos" muitas pessoas não levaram ela como um ato contra preconceito, e sim como sarcasmo, e até lucrando com isto, então no final foi tudo marketing, porque querendo ou não quem quer se regredir e se considerar um macaco. A solução para isso como a Daniela já citou, seria fazer uma campanha real que alcançasse cada indivíduo para faze-lo refletir, não para servir de chacota e todos levarem na brincadeira.

    ResponderExcluir
  30. A midia influencia sim .oq faltou foi transparencia sobre oq de fato. Essa campanha pra vender camisa sim mas tem a sua mensagen. O preconceito racial mas coloca em duvida oq nos vemos é real

    ResponderExcluir
  31. A mídia tem sim uma grande influencia sobre o preconceito e passa isso para grande parte da sociedade . Muitos de nós não vemos isso .É uma burrice coletiva sem explicação
    Afinal é sem justificativa para um povo que precisa de união e não de preconceito,não existe coisa mais obscena do que a guerra e enquanto houver racismo nunca vamos evoluir, não vamos subir, vamos apenas regredir . Temos que refletir sobre o que pensamos e agir com clareza , ser objetivo , tomar vergonha na cara e parar de pensa que somos melhores que os outros , palestras vão ajudar e muito . "Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra." ( Bob Marley ) Iara Santtos

    ResponderExcluir
  32. A mídia tem uma grande influência sobre as pessoas nos dias de hoje, como nessa campanha #somostodosmacacos que influenciou muitas pessoas, só porque alguns famosos começaram a usa-la. A mídia em vez de usar da maneira certa essa influência que tem sobre as pessoas e principalmente sobre os jovens mostrando o que é certo, que temos que respeitar as pessoas e trata-las como queremos ser tratados, não ela faz com que as pessoas pense que estão fazendo o certo, e que na verdade ela só "incentiva" a violência.

    ResponderExcluir
  33. A campanha ajuda a tenta acabar com preconceito mas a forma e errada de se consegui isso acaba manchando a campanha

    ResponderExcluir
  34. A midia influencia. Mas nao podemos deixa ela domina a nossa vida as campanhas tem o dever de mostra a verdade e nao mascara. o preconceito so quem sente é quem sabe a dor

    ResponderExcluir
  35. A midia tem um grade papel de ajuda a forma opiniao mas de forma errada pode questiona a veracidade da campanha opreconceito e ruim e foi deixado.de lado por falta de etica

    ResponderExcluir
  36. a mídia com o seu poder de percução consegue influenciar em todos os aspectos da vida do ser humano as pessoas espalha-se em todos os tipos de impostos através dos meios de comunicação

    ResponderExcluir
  37. Parabéns franqueza!!! Participação expressiva!!! Comentários substanciais, adorei!

    ResponderExcluir
  38. Pra quem soube aproveitar já sabe que a experiência foi demais! :D e tudo que temos em mente, com tudo que aprendemos podemos produzir ainda mais. É nois #FRAever <3

    ResponderExcluir
  39. Foi uma experiência inesquecível ! , aprendi muito com o trabalho em campo .. A kelly foi sensacional , um conhecimento incrível ! . E só tenho agradecer a Lu.ysa por mais uma oportunidade e tornar meu último ano maravilhoso . <3 #FRAever <3

    ResponderExcluir
  40. Não pude ir para o Geoparque, mas as pessoas que me contavam sobre como foi o passeio, falavam coisas positivas, então para mim também foi algo positivo, e estou feliz também pelas conquistas que a copa do pensamento vem tendo.. E que cada vez mais a copa traga algo positivo para as nossas vidas !!! - Thamires Rocha

    ResponderExcluir
  41. O pau-mulato (Calycophyllum spruceanum), também chamado mulateiro
     , é uma planta da família Rubiaceae
    , própria das várzeas do Rio Amazonas
    , naAmérica do Sul
    . É uma árvore de crescimento lento, que pode atingir 15-40 metros de altura e 4-5 metros de diâmetro de copa colunar. As folhas são grandes e semicaducas.
    A floração produz flores brancas entre maio e junho. O tronco é retilíneo com a casca lisa e brilhante da cor bronzeada. É uma planta de difícil reprodução.

    ResponderExcluir