Seguindo as últimas tendências,
vazaram também as questões da Copa...aproveitem e PREPAREM-SE... Lu.ysa
Tema 1: Globalização:
Armamento e segurança – nacional e internacional.
1.1- A espionagem
internacional tem sido polêmica na atualidade, o caso mais recente envolve as
denúncias de Eduward Snowden contra a NSA dos Estados Unidos. Grandes empresas
como a Petrobrás, chefes de Estado (incluindo a presidente Dilma Roussef) foram
interceptados pela agência. A espionagem internacional pode ser considerada um
instrumento que garante a segurança nacional ou fere os valores da ética e
privacidade de informação?
1.2- A iniciativa iraniana
de desenvolver um programa nuclear despertou o temor do mundo, levando a uma
queda de braço que se arrasta desde o início dos anos 2000. O país acabou sendo
isolado e alvo de pressão diplomática e pesadas sanções econômicas. Em novembro
de 2013 o Irã sinalizou que está disposto a negociar. Os resultados de um
acordo ainda imprevisível revelam que o poder bélico interfere nas questões
econômicas. Como o processo de globalização é afetado nesse contexto? Favorável
ao prosseguimento dos testes de armas nucleares ou a extinção total deste tipo
de armamento?
Tema 2:Redução da
maioridade penal e medidas socioeducativas – pontos negativos e positivos
2.1 - Dois anos – esta é a diferença que origina a polêmica entre os
que defendem a redução da maioridade penal e aqueles que pregam que a idade de
início da imputabilidade penal permaneça em 18 anos. Porém, não se trata apenas
da simples contagem do tempo: questões muito mais complexas estão envolvidas
nesta discussão. O Estatuto da Criança e do Adolescente já prevê sanções
adequadas para os crimes cometidos por pessoas entre 12 e 18 anos, segundo
Marcus Fuchs, diretor de planejamento da Agência de Notícias dos Direitos da
Infância (Andi). As medidas estabelecidas pelo ECA são suficientemente eficazes
na garantia da justiça nos casos de crimes hediondos cometidos por menores
infratores?
2.2 - Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, após verificada a
prática de ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao
adolescente as seguintes medidas: advertência; obrigação de reparar o dano;
prestação de serviços à comunidade (PSC); liberdade assistida (LA); inserção em
regime de semiliberdade; e internação em estabelecimento educacional. As
medidas adotadas pelo Estado são eficientes para a recuperação e inserção do
jovem de 12 a 18 anos na sociedade?
Tema 3:Água em São Paulo
(Sistema Cantareira) – Uso consciente ou racionamento? Penalizar quem gasta
mais ou valorizar quem economiza?
3.1- O
Sistema Cantareira atende uma população de 8,45 milhões de pessoas na capital
paulista e Região Metropolitana de São Paulo. Mais 1,41 milhão de pessoas que
não são atendidas pela Sabesp recebem água da represa. Com o uso do volume
morto, a quantidade de água será suficiente para elevar o nível do sistema em
18,5 pontos percentuais, segundo estimam os técnicos da Sabesp. Restariam sem
uso no fundo do reservatório outros 10 pontos percentuais. Especialistas dizem
que a água pode estar contaminada, inclusive com metais pesados, sendo
imprópria para beber. Já o governo paulista diz que foram realizados testes que
comprovaram a qualidade da água. Os
benefícios gerados através da utilização deste volume sobrepõem os riscos que
ele pode oferecer à população?
3.2- A multa para quem desperdiçar água foi
anunciada no dia 21 de abril, pelo governador Geraldo Alckmin. No entanto, os membros do Instituto de Defesa do
Consumidor (Idec) concluíram que a proposta do governador de cobrar multa para
quem não economizar água em São Paulo é ilegal e contraria o Código de Defesa
do Consumidor. O que seria mais eficaz no que tange a problemática da rápida
diminuição dos níveis de água, penalizar quem gasta ou estimular a economia de
água através do racionamento?
Tema: O processo
ensino-aprendizagem e as novas tecnologias – Novas práticas pedagógicas ou
manutenção dos métodos tradicionais?
4.1-. “A principal meta da educação é criar
homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que
outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores,
descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em
condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.” A frase dita por Jean Piaget, coloca
em pauta a lei estadual nº12.730 de 11/10/2007, que proíbe o uso de celulares
nas instituições de ensino. Esta lei demonstra resistência às novas tecnologias
no âmbito educacional ou procura estabelecer limites ao uso tecnológico?
4.2- O ensino convencional é a modalidade
de ensino onde professores e alunos se encontram em local específico, unidade
escolar, em um horário determinado. Segundo Edgar Moran, a modalidade de ensino
a Distância é um processo de ensino-aprendizagem que busca oportunizar ao aluno
um aprendizado independente, auxiliado na maioria das vezes por intermédio das
tecnologias (internet, wiki, fórum, chat, videoconferência), onde professores e
alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. Entretanto a modalidade ainda
gera dúvidas a respeito de sua eficiência e qualidade equiparada à modalidades
convencionais, uma vez que não incluem os imprevistos da disciplina,
dificuldades na compreensão e reação dos alunos. A espontaneidade deixa de existir. A
flexibilidade e a acessibilidade que caracterizam a EAD superam a falta de
sociabilidade no ambiente educacional?
Tema 5: Transgênicos –
Benefícios e malefícios.
5.1 – Com o crescente cultivo dos transgênicos no
mundo e a liberação destes para a produção de alimentos e derivados, cresceu
também a preocupação e o ceticismo de governantes e consumidores. Para a
comercialização, todos os alimentos transgênicos devem ser rotulados com todas
as informações necessárias para a informação do consumidor , incluindo os
riscos que o alimento possui, contendo o gene indicado que possa apresentar
risco à saúde, pois na visão do consumidor as preocupações com risco se baseiam
mais nos sentimentos do que na racionalidade. Tais informações dão embasamento
necessário ao consumidor para esse tipo escolha?
5.2 – Os alimentos denominados transgênicos são
aqueles que se originam a partir de sementes geneticamente modificadas. Em algumas técnicas, são implantados
fragmentos DNA de bactérias, vírus ou fungos no DNA da
planta. Esses fragmentos contêm genes que codificam a produção de herbicidas.
As plantas que receberam esses genes produzem as toxinas contra as pragas da
lavoura, não necessitando de certos agrotóxicos. As mudanças
genéticas podem produzir
alimentos com melhores características do que as das espécies naturais?
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