segunda-feira, 2 de junho de 2014

URGENTE! Questões para o debate...



Seguindo as últimas tendências, vazaram também as questões da Copa...aproveitem e PREPAREM-SE... Lu.ysa

Tema 1: Globalização: Armamento e segurança – nacional e internacional.
1.1- A espionagem internacional tem sido polêmica na atualidade, o caso mais recente envolve as denúncias de Eduward Snowden contra a NSA dos Estados Unidos. Grandes empresas como a Petrobrás, chefes de Estado (incluindo a presidente Dilma Roussef) foram interceptados pela agência. A espionagem internacional pode ser considerada um instrumento que garante a segurança nacional ou fere os valores da ética e privacidade de informação?
1.2- A iniciativa iraniana de desenvolver um programa nuclear despertou o temor do mundo, levando a uma queda de braço que se arrasta desde o início dos anos 2000. O país acabou sendo isolado e alvo de pressão diplomática e pesadas sanções econômicas. Em novembro de 2013 o Irã sinalizou que está disposto a negociar. Os resultados de um acordo ainda imprevisível revelam que o poder bélico interfere nas questões econômicas. Como o processo de globalização é afetado nesse contexto? Favorável ao prosseguimento dos testes de armas nucleares ou a extinção total deste tipo de armamento?

Tema 2:Redução da maioridade penal e medidas socioeducativas – pontos negativos e positivos
2.1 - Dois anos – esta é a diferença que origina a polêmica entre os que defendem a redução da maioridade penal e aqueles que pregam que a idade de início da imputabilidade penal permaneça em 18 anos. Porém, não se trata apenas da simples contagem do tempo: questões muito mais complexas estão envolvidas nesta discussão. O Estatuto da Criança e do Adolescente já prevê sanções adequadas para os crimes cometidos por pessoas entre 12 e 18 anos, segundo Marcus Fuchs, diretor de planejamento da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi). As medidas estabelecidas pelo ECA são suficientemente eficazes na garantia da justiça nos casos de crimes hediondos cometidos por menores infratores?
2.2 - Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, após verificada a prática de ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente as seguintes medidas: advertência; obrigação de reparar o dano; prestação de serviços à comunidade (PSC); liberdade assistida (LA); inserção em regime de semiliberdade; e internação em estabelecimento educacional. As medidas adotadas pelo Estado são eficientes para a recuperação e inserção do jovem de 12 a 18 anos na sociedade?

Tema 3:Água em São Paulo (Sistema Cantareira) – Uso consciente ou racionamento? Penalizar quem gasta mais ou valorizar quem economiza?

3.1- O Sistema Cantareira atende uma população de 8,45 milhões de pessoas na capital paulista e Região Metropolitana de São Paulo. Mais 1,41 milhão de pessoas que não são atendidas pela Sabesp recebem água da represa. Com o uso do volume morto, a quantidade de água será suficiente para elevar o nível do sistema em 18,5 pontos percentuais, segundo estimam os técnicos da Sabesp. Restariam sem uso no fundo do reservatório outros 10 pontos percentuais. Especialistas dizem que a água pode estar contaminada, inclusive com metais pesados, sendo imprópria para beber. Já o governo paulista diz que foram realizados testes que comprovaram a qualidade da água. Os benefícios gerados através da utilização deste volume sobrepõem os riscos que ele pode oferecer à população?
3.2- A multa para quem desperdiçar água foi anunciada no dia 21 de abril, pelo governador Geraldo Alckmin. No entanto, os membros do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) concluíram que a proposta do governador de cobrar multa para quem não economizar água em São Paulo é ilegal e contraria o Código de Defesa do Consumidor. O que seria mais eficaz no que tange a problemática da rápida diminuição dos níveis de água, penalizar quem gasta ou estimular a economia de água através do racionamento?

Tema: O processo ensino-aprendizagem e as novas tecnologias – Novas práticas pedagógicas ou manutenção dos métodos tradicionais?
4.1-. “A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.” A frase dita por Jean Piaget, coloca em pauta a lei estadual nº12.730 de 11/10/2007, que proíbe o uso de celulares nas instituições de ensino. Esta lei demonstra resistência às novas tecnologias no âmbito educacional ou procura estabelecer limites ao uso tecnológico?
4.2- O ensino convencional é a modalidade de ensino onde professores e alunos se encontram em local específico, unidade escolar, em um horário determinado. Segundo Edgar Moran, a modalidade de ensino a Distância é um processo de ensino-aprendizagem que busca oportunizar ao aluno um aprendizado independente, auxiliado na maioria das vezes por intermédio das tecnologias (internet, wiki, fórum, chat, videoconferência), onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. Entretanto a modalidade ainda gera dúvidas a respeito de sua eficiência e qualidade equiparada à modalidades convencionais, uma vez que não incluem os imprevistos da disciplina, dificuldades na compreensão e reação dos alunos. A espontaneidade deixa de existir. A flexibilidade e a acessibilidade que caracterizam a EAD superam a falta de sociabilidade no ambiente educacional?

Tema 5: Transgênicos – Benefícios e malefícios.
5.1 – Com o crescente cultivo dos transgênicos no mundo e a liberação destes para a produção de alimentos e derivados, cresceu também a preocupação e o ceticismo de governantes e consumidores. Para a comercialização, todos os alimentos transgênicos devem ser rotulados com todas as informações necessárias para a informação do consumidor , incluindo os riscos que o alimento possui, contendo o gene indicado que possa apresentar risco à saúde, pois na visão do consumidor as preocupações com risco se baseiam mais nos sentimentos do que na racionalidade. Tais informações dão embasamento necessário ao consumidor para esse tipo escolha?

5.2 – Os alimentos denominados transgênicos são aqueles que se originam a partir de sementes geneticamente modificadas. Em algumas técnicas, são implantados fragmentos DNA de bactérias, vírus ou fungos no DNA da planta. Esses fragmentos contêm genes que codificam a produção de herbicidas. As plantas que receberam esses genes produzem as toxinas contra as pragas da lavoura, não necessitando de certos agrotóxicos. As mudanças genéticas podem produzir alimentos com melhores características do que as das espécies naturais?




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