Boa noite, Divergentes! Ansiosos para o segundo dia de jogos????
Feito o balanço geral do dia, chegamos à conclusão de que dois temas propostos podem ser melhor abordados pelas facções e, por este motivo, retornarão à "arena".
Seguem os temas:
Tema 1: Meio ambiente e sustentabilidade – preservação ambiental
ou crescimento econômico?
1.1 - Parte das
projeções dos problemas atuais para o futuro é atribuída às crianças e às
escolas. A responsabilidade da degradação ambiental revela uma omissão da
sociedade como um todo. Pesquisas revelam que a maioria da população (61%)
atribui a responsabilidade da preservação ambiental a órgãos públicos
(prefeitura e governo). Só 18% responderam que o meio ambiente é
responsabilidade também do indivíduo. Considerando a problemática ambiental, e
por consequência a preservação do planeta como um todo, a responsabilidade está
nas mãos do governo que através de políticas públicas deveria prever ações que
viabilizem a conservação ambiental ou deve se centralizar no jovem, que possui
informação e instrução para colocar em prática ações efetivas?
1.2- “É preciso desmistificar a ideia de que a preservação ambiental
é contrária ao crescimento econômico”, alerta Helio Mattar, diretor-presidente
do Akatu. “A sustentabilidade pressupõe justamente o desafio de buscar modelos
de produção e consumo que gerem impactos ambientais, econômicos e sociais
positivos. E o consumidor consciente procura promover o equilíbrio desses
valores”. Qual a melhor ação que visa aliar esses interesses; a preservação
total dos recursos naturais através de incentivo fiscal e planejamento ou o
controle rigoroso através de melhores e mais eficazes leis de proteção
ambiental?
Tema 2: IDH – Panorama da realidade socioeconômica de um país
e/ou região
2.2 - A divisão do mundo em Norte e Sul, embora correta, é uma
simplificação. É lógico que os Estados do Norte não são iguais entre si e muito
menos os do Sul. E existem as situações intermediárias, aqueles Estados-Nações
difíceis de classificar perfeitamente no Norte desenvolvido ou no Sul
subdesenvolvido. Quais seriam os principais INDICADORES ou ÍNDICES para medir
as desigualdades de desenvolvimento entre as nações do globo? O IDH – Índice de
desenvolvimento humano ou o PIB – Produto interno bruto?
2.3 – Segundo o PNUD (Programa
de desenvolvimento das Nações Unidas) as pessoas são a verdadeira riqueza das
nações e o desenvolvimento humano (IDH) é baseado na criação de um ambiente no
qual as pessoas possam desenvolver seu pleno potencial e levar vidas produtivas
e criativas, de acordo com suas necessidades e interesses. Os indicadores utilizados
para a medição do IDH são suficientes ou deficientes para revelar o
desenvolvimento humano de um país e/ou região?
Tema 3: Mídias e
diferentes formas de manipulação das massas
3.1 - Segundo
George Orwell, autor do clássico 1984 "A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia
controla a massa". Assistir
televisão, navegar na Internet, falar ao celular são coisas do cotidiano da
maioria da população mundial. E essa tecnologia influencia o tempo todo a
sociedade e em consequência, a educação, tanto informal quanto formal.
Podemos afirmar que a vida e a interação humana são mediadas e
controladas pelos meios de comunicação. E é neste ambiente de interação com o
mundo e significação que desde pequena a criança é colocada à frente da
televisão. Como negar a influência da TV, presente na quase totalidade dos
domicílios brasileiros. É possível formar uma identidade social que não
seja corrompida pela influência midiática?
3.2 - A produção
da indústria cultural é direcionada para o retorno de lucros tendo
como base padrões de imagem cultural preestabelecida e capazes de conquistar o
interesse das massas sem trabalhar o caráter crítico do espectador. Os
adolescentes são bombardeados com produções e marcas internacionais e as crianças
estão à mercê dos desenhos infantis. É possível a educação acadêmica e familiar
medir força com a capacidade dos heróis de voar e de se transformar, as lutas
do bem contra o mal nos desenhos animados ou até mesmo a violência mostrada nos
noticiários? Alguns dos programas de TV apresentam constantemente
valores questionáveis. Essas mensagens podem determinar como serão atribuídos
os valores como a honestidade, solidariedade e respeito a um indivíduo?
Tema 4: O processo
ensino-aprendizagem e as novas tecnologias – Novas práticas pedagógicas ou
manutenção dos métodos tradicionais?
4.1-. “A principal
meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não
simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores,
inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que
estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se
propõe.” A frase dita por Jean Piaget, coloca em pauta a lei estadual
nº12.730 de 11/10/2007, que proíbe o uso de celulares nas instituições de
ensino. Esta lei demonstra resistência às novas tecnologias no âmbito
educacional ou procura estabelecer limites ao uso tecnológico?
4.2- O ensino
convencional é a modalidade de ensino onde professores e alunos se encontram em
local específico, unidade escolar, em um horário determinado. Segundo Edgar
Moran, a modalidade de ensino a Distância é um processo de ensino-aprendizagem
que busca oportunizar ao aluno um aprendizado independente, auxiliado na maioria
das vezes por intermédio das tecnologias (internet, wiki, fórum, chat,
videoconferência), onde professores e alunos estão separados espacial e/ou
temporalmente. Entretanto a modalidade ainda gera dúvidas a respeito de sua
eficiência e qualidade equiparada à modalidades convencionais, uma vez que não
incluem os imprevistos da disciplina, dificuldades na compreensão e reação dos
alunos. A espontaneidade deixa de existir. A
flexibilidade e a acessibilidade que caracterizam a EAD superam a falta de
sociabilidade no ambiente educacional?
Tema 5: Transgênicos –
Benefícios e malefícios.
5.1 – Com o crescente cultivo
dos transgênicos no mundo e a liberação destes para a produção de alimentos e
derivados, cresceu também a preocupação e o ceticismo de governantes e
consumidores. Para a comercialização, todos os alimentos transgênicos devem ser
rotulados com todas as informações necessárias para a informação do consumidor
, incluindo os riscos que o alimento possui, contendo o gene indicado que possa
apresentar risco à saúde, pois na visão do consumidor as preocupações com risco
se baseiam mais nos sentimentos do que na racionalidade. Tais informações dão
embasamento necessário ao consumidor para esse tipo escolha?
5.2 – Os alimentos denominados
transgênicos são aqueles que se originam a partir de sementes geneticamente
modificadas. Em algumas técnicas, são implantados fragmentos DNA
de bactérias, vírus ou fungos no DNA da planta. Esses
fragmentos contêm genes que codificam a produção de herbicidas. As plantas
que receberam esses genes produzem as toxinas contra as pragas da lavoura,
não necessitando de certos agrotóxicos. As mudanças
genéticas podem produzir alimentos com melhores características do que as
das espécies naturais?
"Que o conhecimento
esteja a seu favor..."
Lu.ysa
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