terça-feira, 3 de junho de 2014

Questões para o segundo dia!

Boa noite, Divergentes! Ansiosos para o segundo dia de jogos????

Feito o balanço geral do dia, chegamos à conclusão de que dois temas propostos podem ser melhor abordados pelas facções e, por este motivo, retornarão à "arena". 
Seguem os temas:

Tema 1: Meio ambiente e sustentabilidade – preservação ambiental ou crescimento econômico?
1.1 - Parte das projeções dos problemas atuais para o futuro é atribuída às crianças e às escolas. A responsabilidade da degradação ambiental revela uma omissão da sociedade como um todo. Pesquisas revelam que a maioria da população (61%) atribui a responsabilidade da preservação ambiental a órgãos públicos (prefeitura e governo). Só 18% responderam que o meio ambiente é responsabilidade também do indivíduo. Considerando a problemática ambiental, e por consequência a preservação do planeta como um todo, a responsabilidade está nas mãos do governo que através de políticas públicas deveria prever ações que viabilizem a conservação ambiental ou deve se centralizar no jovem, que possui informação e instrução para colocar em prática ações efetivas?
1.2- “É preciso desmistificar a ideia de que a preservação ambiental é contrária ao crescimento econômico”, alerta Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu. “A sustentabilidade pressupõe justamente o desafio de buscar modelos de produção e consumo que gerem impactos ambientais, econômicos e sociais positivos. E o consumidor consciente procura promover o equilíbrio desses valores”. Qual a melhor ação que visa aliar esses interesses; a preservação total dos recursos naturais através de incentivo fiscal e planejamento ou o controle rigoroso através de melhores e mais eficazes leis de proteção ambiental?

Tema 2: IDH – Panorama da realidade socioeconômica de um país e/ou região
2.2 - A divisão do mundo em Norte e Sul, embora correta, é uma simplificação. É lógico que os Estados do Norte não são iguais entre si e muito menos os do Sul. E existem as situações intermediárias, aqueles Estados-Nações difíceis de classificar perfeitamente no Norte desenvolvido ou no Sul subdesenvolvido. Quais seriam os principais INDICADORES ou ÍNDICES para medir as desigualdades de desenvolvimento entre as nações do globo? O IDH – Índice de desenvolvimento humano ou o PIB – Produto interno bruto?
2.3  Segundo o PNUD (Programa de desenvolvimento das Nações Unidas) as pessoas são a verdadeira riqueza das nações e o desenvolvimento humano (IDH) é baseado na criação de um ambiente no qual as pessoas possam desenvolver seu pleno potencial e levar vidas produtivas e criativas, de acordo com suas necessidades e interesses. Os indicadores utilizados para a medição do IDH são suficientes ou deficientes para revelar o desenvolvimento humano de um país e/ou região?

Tema 3: Mídias e diferentes formas de manipulação das massas
3.1 - Segundo George Orwell, autor do clássico 1984 "A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa".   Assistir televisão, navegar na Internet, falar ao celular são coisas do cotidiano da maioria da população mundial. E essa tecnologia influencia o tempo todo a sociedade e em consequência, a educação, tanto informal quanto formal.  Podemos afirmar que a vida e a interação humana são mediadas e controladas pelos meios de comunicação. E é neste ambiente de interação com o mundo e significação que desde pequena a criança é colocada à frente da televisão. Como negar a influência da TV, presente na quase totalidade dos domicílios brasileiros.  É possível formar uma identidade social que não seja corrompida pela influência midiática?

3.2 - A produção da indústria cultural  é direcionada para o retorno de lucros tendo como base padrões de imagem cultural preestabelecida e capazes de conquistar o interesse das massas sem trabalhar o caráter crítico do espectador. Os adolescentes são bombardeados com produções e marcas internacionais e as crianças estão à mercê dos desenhos infantis. É possível a educação acadêmica e familiar medir força com a capacidade dos heróis de voar e de se transformar, as lutas do bem contra o mal nos desenhos animados ou até mesmo a violência mostrada nos noticiários? Alguns dos programas de TV apresentam constantemente valores questionáveis. Essas mensagens podem determinar como serão atribuídos os valores como a honestidade, solidariedade e respeito a um indivíduo? 

Tema 4: O processo ensino-aprendizagem e as novas tecnologias – Novas práticas pedagógicas ou manutenção dos métodos tradicionais?
4.1-. “A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.” A frase dita por Jean Piaget, coloca em pauta a lei estadual nº12.730 de 11/10/2007, que proíbe o uso de celulares nas instituições de ensino. Esta lei demonstra resistência às novas tecnologias no âmbito educacional ou procura estabelecer limites ao uso tecnológico?

4.2- O ensino convencional é a modalidade de ensino onde professores e alunos se encontram em local específico, unidade escolar, em um horário determinado. Segundo Edgar Moran, a modalidade de ensino a Distância é um processo de ensino-aprendizagem que busca oportunizar ao aluno um aprendizado independente, auxiliado na maioria das vezes por intermédio das tecnologias (internet, wiki, fórum, chat, videoconferência), onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. Entretanto a modalidade ainda gera dúvidas a respeito de sua eficiência e qualidade equiparada à modalidades convencionais, uma vez que não incluem os imprevistos da disciplina, dificuldades na compreensão e reação dos alunos. A espontaneidade deixa de existir. A flexibilidade e a acessibilidade que caracterizam a EAD superam a falta de sociabilidade no ambiente educacional?

Tema 5: Transgênicos – Benefícios e malefícios.
5.1 – Com o crescente cultivo dos transgênicos no mundo e a liberação destes para a produção de alimentos e derivados, cresceu também a preocupação e o ceticismo de governantes e consumidores. Para a comercialização, todos os alimentos transgênicos devem ser rotulados com todas as informações necessárias para a informação do consumidor , incluindo os riscos que o alimento possui, contendo o gene indicado que possa apresentar risco à saúde, pois na visão do consumidor as preocupações com risco se baseiam mais nos sentimentos do que na racionalidade. Tais informações dão embasamento necessário ao consumidor para esse tipo escolha?

5.2 – Os alimentos denominados transgênicos são aqueles que se originam a partir de sementes geneticamente modificadas. Em algumas técnicas, são implantados fragmentos DNA de bactérias, vírus ou fungos no DNA da planta. Esses fragmentos contêm genes que codificam a produção de herbicidas. As plantas que receberam esses genes produzem as toxinas contra as pragas da lavoura, não necessitando de certos agrotóxicos. As mudanças genéticas podem produzir alimentos com melhores características do que as das espécies naturais?

"Que o conhecimento esteja a seu favor..."
Lu.ysa


Nenhum comentário:

Postar um comentário