segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Projeto Piloto e Novas Parcerias

          O presente texto visa esclarecer alguns conceitos básicos para o planejamento estratégico e escopo do projeto a ser realizado no Água Azul. Antes de abordar os conceitos é necessário colocar o andamento das articulações com novos parceiros, dentre eles a Arquiteta Marli Araújo (Gerente de Desenvolvimento Sustentável da Proguaru). 
Em conversa informal realizada na sexta-feira (31/10) Marli esclareceu alguns pontos importantes acerca de Ecovilas, Ecobairro e Quintais Consorciados:
Ecovilas: são consideradas comunidades sustentáveis com o assentamento humano baseado na união das pessoas que almejam uma vida melhor com amor, solidariedade, cooperação, respeito e harmonia humana e de todos os seres vivos e fatores abióticos. Utilizam a permacultura e as construções de suas residências são totalmente ecológicas. Exige a adesão de uma quantidade de pessoas significativa e que decidem no coletivo as questões como infraestrutura e demais aspectos. Desafios: envolver a maior quantidade possível de moradores do local.
Ecobairro: é uma fração habitada na área urbana que visa atender alguns princípios principalmente ao uso e reuso dos recursos naturais. São modelos de ecovilas, porém são organizados na Cidade.
Quintais Consorciados: no diálogo com a Marli os quintais consorciados são viáveis para iniciar o processo de elaboração de ecovilas. Nos quintais é possível pensar em formação de células com poucos moradores que aderem a ideia de residências que compartilham um quintal e dentro do mesmo colocam: agricultura orgânica, permacultura, biodigestores, fossas Sépticas dentre alternativas limpas de energia. Sobretudo, é necessário envolver os moradores para algumas regras básicas como: as decisões devem ser do coletivo, utilizar de atas de reuniões é um bom começo. As pessoas precisam estar em laços de confiança e respeito mútuo. De Célula em célula fica mais fácil montar uma Ecovila, de forma experimental a medida em que aparecem os resultados positivos para os moradores.
Para saber mais pesquisem os sites  abaixo:   


            Encaminhamentos com novas parcerias e moradores:

  • Curso de Turismo Sustentável/ Monitor: enviamos um e-mail  para o Coordenador do SENAC Vinicius Nabeshima solicitando os cursos e justificando a necessidade de profissionais nesta área de atuação;
  • Realizar uma reunião com os moradores da localidade para elaboração de um projeto consistente, esclarecer os benefícios para a comunidade e obter indicadores de aceitação do coletivo. Elaborar material com proposta para a comunidade;
  • Visamos preparar o escopo do projeto de acordo com a realidade do local em comum acordo com os moradores que aderirem detalhadamente para apresentação na Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) prazo para apresentação novembro;
  • Apresentação do escopo do Projeto na AGENDE (Agência de Desenvolvimento de Inovação de Guarulhos) tendo em vista  parceria na implantação e implementação do trabalho ( prazo para apresentação a ser marcado); http://www.agendeguarulhos.org.br/
  • Firmada a parceria com Secretaria de Turismo ( Diretora Josefa Leôncio) para cursos e formações nas áreas de educação ambiental e turismo sustentável.  Início previsto: fevereiro /2015; 
  • Confirmada a ação de plantio de árvores no Campo do Caxias ( Jardim Presidente Dutra) fechamos uma parceria com a Claudete ( supervisora de Educação Ambiental da Prefeitura) e estaremos participando na revitalização da praça. Cada facção fará a escolha de uma espécie e a  adotará  representando seus valores.
Para saber mais:
"O Programa Educação Gaia – Design para a Sustentabilidade foi criado por um consórcio de educadores denominado “GEESE” (Ecovillage Educators for a Sustainable Earth), que têm se reunido desde 1998 em diversos países com o objetivo de formular um currículo holístico e transdisciplinar de educação para a sustentabilidade. Suas raízes estão nas experiências e lições aprendidas por ecovilas de várias partes do mundo que vem desenvolvendo comunidades sustentáveis em áreas e rurais e urbanas.
Desde 2005, o programa é reconhecido como uma das contribuições oficiais à Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2004-2014), com o endosso da UNITAR – Instituto para Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas e da UNESCO.
Atualmente, está presente nos 5 continentes, em 34 países. No Brasil foi realizado o primeiro Gaia em São Paulo em 2006 e desde então, vem sendo realizado também no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Amazônia, Distrito Federal e Paraná.
O Programa é organizado sistemicamente como uma mandala, com quatro dimensões que consideramos intrínsecas à experiência humana:"
• SOCIAL
• ECONÔMICO
• ECOLÓGICO
• VISÃO DE MUNDO
Cada uma das dimensões contempla 5 módulos temáticos.
https://eventioz.com.br/e/educacao-gaia-parana-2014



Força, dedicação e criatividade pessoal!

"Comece fazendo o necessário, depois faça o que for possível, e finalmente estará fazendo o impossível "- Francisco de Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário