sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Geração de Trabalho e Renda: Economia Solidária

                Primeiramente quero agradecer as Professoras Taysa e Luana que fizeram o convite para minha contribuição na Copa Pensamento, um projeto envolvente em que os alunos e alunas são protagonistas de ações voltadas à sustentabilidade das comunidades do entorno do Cinturão Verde. A implantação de ecovilas é de grande valor para a geração de renda e desenvolvimento local das comunidades, tendo em vista o ecoturismo e a valorização da biodiversidade. Para a implantação de ecovilas precisamos de alguns passos importantes, sendo um deles a comunicação com as pessoas que vivem na localidade e que tão próximas a recursos naturais necessitam de ações que visem empreendimentos não predatórios e sim planejados para minimizar impactos ambientais gerados consequentemente pelos seres humanos. A proposta de ecovilas nos traz também algumas alternativas de geração de trabalho e renda, cooperativismo e Economia Solidária. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego Economia Solidária é uma forma de gerar trabalho e respeitar os ecossistemas no sistema produtivo. Para tanto, deixo aqui o  link : http://portal.mte.gov.br/ecosolidaria/o-que-e-economia-solidaria.htm .  Nesta página todos e todas poderão pesquisar o que é economia solidária para uma possível articulação com a comunidade do Água Azul. Ao pensar em gerar renda a partir de princípios solidários as pessoas se interessam principalmente as mulheres e jovens que vivem próximas as riquezas naturais e ainda não tem uma forma de sobreviver, ficando a mercê de especulações imobiliárias ou dependências de pessoas que se apropriam dessas áreas e usam a força de trabalho local com a finalidade exploratória. Quando propiciamos conhecimentos as comunidades, propiciamos o empoderamento de suas vidas. Se todos e todas tiverem acesso a oficinas de construção de sociedades sustentáveis teremos um meio ambiente com qualidade de vida, equilíbrio ambiental e justiça social. Neste sentido, visualizo as mulheres e homens plantando com o conhecimento da Agricultura Orgânica, comercializando húmus a partir da compostagem, usando o solo de forma adequada, implantando ecoartesanato, cultivo de flores dentre tantas possibilidades.
                Em se tratando de compostagem e seus benefícios para as comunidades deixo o link abaixo para que possam pesquisar este processo que contribui com a redução dos passivos ambientais e minimiza a utilização de aterros conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS):  http://www.teraambiental.com.br/compostagem-de-residuos
                Ressalto a importância do tratamento de adequado de esgotos e efluentes. Outro item a ser estudado concomitante com ecovilas. A participação da comunidade na implantação viabiliza o estudo da localidade e indicadores de sustentabilidade bem como a parceria intersetorial envolvendo o poder público, terceiro setor, associações, igrejas, escolas, outras.

                Boa pesquisa a todos e a todas!
                Profª Paula Santos




Nenhum comentário:

Postar um comentário